Informações do G1
Templo gótico foi atingido por incêndio nesta segunda. Localizada em uma pequena ilha na capital francesa e rodeada pelas águas do Sena, construção levou 180 anos para ficar pronta.
CatediAcreditam de Notre Dame, em Paris — Foto: Patrick Kovarik/AFP Photo
A Catedral de Notre-Dame, atingida por um incêndio nesta segunda-feira (15), é um dos símbolos de Paris e abriga um tesouro arquitetônico e artístico.
Famosa por sua arquitetura gótica, que atrai milhões de turistas todos os anos, a igreja é conhecida ainda por ter sido cenário do romance "O Corcunda de Notre-Dame", lançado em 1831 por Victor Hugo (1802-1885). Seu grande órgão é um dos instrumentos mais famosos do mundo no gênero.
- A construção do templo dedicado à Virgem Maria (Notre-Dame quer dizer Nossa Senhora em português) levou 180 anos: de 1163, quando começou a ser erguida no local onde ficava uma igreja romana, a 1345.
Localizada na Île de la Cité (uma pequena ilha no centro de Paris, rodeada pelas águas do rio Sena), a catedral foi restaurad diversas vezes em seus mais de oito séculos de existência.
Em meados do século 12, essa igreja romana passou a ser muito pequena para a população de Paris, cujo crescimento havia disparado. Surgiu, então, o projeto de construir uma imensa catedral, de 135 metros de largura e 40 metros de altura, testemunha da relativa prosperidade do momento, quando a fome e as epidemias diminuíram.
Catedral de Notre-Dame, em Paris, com a nova iluminação inaugurada nesta terça (11) — Foto: Remy de la Mauviniere/AP
O século 13 foi considerado um período negro para a catedral. Os líderes religiosos, estimando que os coloridos vitrais "comiam a luz", substituíram muitos deles por cristais brancos.
Com a Revolução Francesa, a catedral foi fechada e nacionalizada. Seus tesouros foram roubados e a construção foi usada para armazenar alimentos.
Em 1801, a catedral foi restaurada para celebrar um acordo entre a França e a Santa Sé e para a coroação de Napoleão Bonaparte, em 1804. Mas em 1831 voltou a ser saqueada e teve seus vitrais quebrados.
No período romântico, que enaltecia a expressão artística de outras épocas, a Notre-Dame foi vista com novo interesse. Foi, então, que o escritor Victor Hugo, em seu livro "O Corcunda de Notre-Dame", lançou o grito de alarme, alertando que a histórica catedral estava em ruínas.
A "ressurreição" da construção começou em 1844, guiada pelos arquitetos Eugène Viollet-le-Duc e Jean-Baptiste Lassuss, que morreria em 1857. A restauração, que respeitou materiais, estilos e épocas, se estendeu durante mais de duas décadas.
Foto de 1859-60 mostra a Catedral de Notre-Dame — Foto: AAF Collection, Prints and Photographs Division, Library of Congress, Washington, D.C
Entre 1990 e 1992, o alvo da restauração foi o grande órgão da Catedral de Notre-Dame, um dos instrumentos mais famosos do gênero no mundo. O site oficial do templo cita que também foi promovida uma limpeza na fachada, que durou mais de dez anos.
O material de divulgação cita, por fim, que "longe de ser um museu, a catedral é, desde suas origens, a Casa de Deus e a Casa dos Homens".
Os oito novos sinos de bronze da catedral Notre Dame de Paris foram abençoados neste sábado — Foto: Gonzalo Fuentes/Reuters
O interior da catedral visto de cima — Foto: Remy de la Mauviniere/AP
Comensais servem-se no tradicional 'Jantar Branco', em frente à Catedral de Notre Dame, em Paris, nesta quinta-feira (16) — Foto: Reuters
O incêndio
Transmissão ao vivo: Incêndio atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris
O fogo que atinge Notre-Dame nesta segunda pode estar ligado às obras que vinham sendo feitas no telhado do edifício. A torre central estava rodeada por um andaime.
No final da semana passada, as 16 estátuas de cobre que ficavam no alto da catedral haviam sido retiradas do telhado por um guindaste.
Com três metros de altura e pesando cerca de 150 kg cada uma, as obras representam os apóstolos e os quatro evangelistas.
A previsão era de que as estátuas, após a restauração, voltassem a ser exibidas entre o final de setembro e o início de dezembro, antes de que fossem reinstaladas no telhado. Esta seria a primeira restauração em mais de um século.
Estátuas da igreja de Notre Dame em Paris vão passar por restauração
Barco turístico passa pelo rio Sena com a catedral de Notre Dame coberta de neve ao fundo — Foto: Christian Hartmann/Reuters
Incêndio atinge a Catedral de Notre-Dame, em Paris — Foto: François Guillot/AFP
Incêndio atingiu a Catedral de Notre-Dame nesta segunda (15) em Paris. — Foto: François Guillot/AFP
Mapa mostra onde fica a catedral de Notre-Dame — Foto: Infografia: Rodrigo Sanches/G1