O retrato da hora da política ilheense. Com alguns adendos.


Faltando 1 ano e 15 dias pra o pleito de 2020, temos um cenário totalmente aberto e indefinido em Ilhéus.

Pesquisas feita recentemente mostram um total desinteresse da população ilheense com candidatos e eleição. 85% dos entrevistados não tem, nem responderam sobre suas opções de candidatos. 

Isso da a qualquer interessado em participar do pleito o sonho de que pode ganhar. Os nomes que aparecem na dianteira são; Cacá, Junior Reis, Mário Alexandre e Cosme Araújo. Outros nomes tambem aparecem; Bebeto Galvão, Nazal, Nilton Cruz, prof Reinaldo, Alcides, dr Mesaque, Adélia Pinheiro, dr Marlon Silveira , Augustão, dr Rui Carvalho, Jorge Luis, Uaquim. A surpresa é aparecer nomes como do dr Rui Carvalho que a anos se afastou da política eleitoral e professora Carmelita que também diz não querer mais ser candidata. O nome do ex prefeito Jabes Ribeiro que tem dito em todos lugares não ser candidato e mesmo assim pontua bem nas pesquisas. 
Outros nomes tem rodado a cidade, nas redes e rádio feito um trabalho de massificação de seus nomes em busca de um lugar na disputa. Dra Lu Cerqueira ja confirmou ser pré candidata e tem feito investida no corpo a corpo com a população nos quatro canto da cidade. Alisson Mendonça, Marcelo Bandeira, tenente Barreto, dr Marcus Flávio, Augusto Junior, Bernadete do Psol, Carlinhos Freitas, Cipa ex vereador e ex candidato a deputado em 2018, além do dr Joabes Ribeiro, são nomes que grupos ou setores defendem como uma opção ao pleito 2020. O blogueiro Franklin Deluzio e o carioca Thiago Martins, são apostas jovem que se colocaram na pré disputa e dizem ir até o fim na disputa. 
Outro fato inusitado dos últimos acontecimentos foi o distanciamento de duas figuras expoente do bolsonarismo, que é advogado João Barros ex candidato a deputado federal e o SGT bombeiro Sergio Rogerio. Depois de roer o osso na campanha de Bolsonaro desdo inicio quando ninguém acreditava, ambos estão limados das discussões do partido do presidente, o PSL pleitea a vaga de vice na chapa do prefeito Mario Alexandre e a cotada é a advogada Rubia Carvalho.
Nos últimos dias o nome do ex secretário de estado Vivaldo Mendonça foi posto como um nome que o grupo do prefeito de Salvador ACM Neto pode defender no pleito 2020 em Ilhéus. Até agora são esses os nomes que ta na rua ou redes sociais. Cabe aos 120 mil eleitores ilheense observar nos próximos meses e escolher a melhor opção. 

Eu sou JERBERSON JOSUÉ, e sigo observando cada movimento da política eleitoral, como atento aprendiz.