CURSO DE TEOLOGIA OFERECIDO PELA ETEL/DIOCESE DE ILHÉUS E A UNEB – POR: RÚBIA CARVALHO

Vou dizer da minha alegria de hoje ser aluna do Curso de Teologia oferecido pela ETEL/DIOCESE de ILHÉUS e a UNEB.

Sempre que andava nas ruas de Ilhéus e encontrava pessoas conhecidas e desconhecidas com a blusa do Curso de Teologia eu desejava ingressar, mas, àquela época eu estava cuidando do meu esposo que ficou quase 11 anos em Salvador e infelizmente faleceu.

Daí, voltei a Ilhéus para junto de meus filhos, netas, família e amigos queridos, e qual não foi minha gratíssima surpresa que assistindo um programa jornalístico na TV vi o Padre Damião Borges convidando para a seleção que abriria em breve para ingressar no curso de Teologia da ETEL/DIOCESE/UNEB.

E ainda houve uma grata coincidência de encontrar com Sr. Bispo Diocesano e pedir orientação, quando ele me encaminhou a Diocese, tirei todas as dúvidas e inclusive confirmado que o Curso faz parte do Departamento de Extensão da UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA.

Daí seguimos um cronograma, inscrição, Seleção e a primeira aula. Que alegria!!! Estava em uma sala de aula com colegas de várias idades, jovens, menos jovens, idosos como eu e o mais importante o querer conhecer mais a DEUS. O curso caminhou muito bem todo o ano de 2019, com Seminários, trabalhos, estudos, cartilhas explicativas, Apostilas e muito estudo. Os professores Padres ou não, Diáconos ou não, mas todos comprometidos e comprometidas com a excelência do ensino que tanto prezam as Universidades Estaduais e não diferente a UNEB, além do cuidado com o ensino que sempre teve a Diocese com a Escola de Teologia para Leigos de Ilhéus.

Em 2020, já aprovados no 2º ano,  tivemos a Aula Inaugural que já sinalizava um ano de muito estudo, muita dedicação,  de encontros com a turma para tirar dúvidas e reencontros que aconteceram em poucas aulas no mês de Março, por que com muita tristeza vimos chegar o vírus que nos tirou o entusiasmo do encontro, mas não o entusiasmo de cada dia mais conhecer a DEUS, estudar DEUS, de Buscar DEUS.

A disponibilidade desse curso com Certificação pela UNEB, nos aumenta a capacidade de entender, que essa instituição de Ensino Baiana tem cuidado com seus alunos que buscam a capacitação, e vai muito além de  apenas  uma qualificação melhor no mercado de trabalho, que é muito importante, mas, o mais importante para nós estudantes de Teologia, é ter a certeza que estamos alicerçados na academia séria, comprometida e honesta para estudar  TEOLOGIA, estudo que se ocupa de DEUS.

Sou grata a ETEL/DIOCESE DE ILHÉUS e a UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA pela oportunidade que DEUS nos oferece de sermos seres humanas cada dia melhores !!!


Rúbia Watson de Souza Carvalho

Email; rubiawcarvalho@bol.com.br

(73) (8809-9400)