A IRRESPONSABILIDADE DO PREFEITO MÁRIO ALEXANDRE PODE MATAR TODA UMA COMUNIDADE EM MAMOAN


 Segundo matéria divulgada pelo portal G1 um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e tecnologia (INCT) situado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi confirmado a presença em 100% das amostras coletadas na Bacia da Onça do novo Coronavirus proveniente de ligações de esgoto sanitário.  A Bacia das Onças abastece Belo Horizonte e Contagem, testes como esse foi realizado também na Bacia do Arrudas, aonde também foi identicado contaminação por Coronavírus.
   Em Ilhéus o Prefeito Mário Alexandre  insiste em instalar um hospital de campanha no Hotel Village Enseada Mamoan, um local sem estrutura sanitária,  aonde a comunidade não possui água encanada e seus poços artesianos são de suma importância para a manutenção de suas vidas. Tal descarte de efluentes nesta região põe em risco toda a comunidade,  além das cidades limítrofes, como Serra Grande, Itacaré e Maraú, sendo assim este seria um crime ambiental sem precedentes na história de Ilhéus. 
  É sabido que toda a região caçadeira não possui estrutura sanitária, todo o esgoto é direcionado a fossas sépticas, e este vírus tem um potencial grande de contágio,  estamos em época de chuva, e é constante o transbordamento destas fossas. Um hospital de campanha deve ser muito bem estudado (incluindo parecer técnico de ambientalistas) para que populações não sejam dizimadas!
   A região é circundada por Mangues, Rios e Mar e sendo assim o risco é incalculável, além de não termos como prever o alcance de uma contaminação por efluentes, visto que  nesta região existem lençóis freáticos,  que desembocam em importantes  rios locais. Ainda para piorar a situação a Prefeitura Municipal de Ilhéus tem secretários e uma equipe de profissionais sem qualificação para ocupar tais cargos, e a sensação que temos é que estamos brincando de roleta russa. A população junto com o Advogado Criminalista Cosme Araújo acionaram o Ministério Público para impedir que seja instalado este Hospital de Campanha em Mamoan.  Eu vou além e desafio a PMI a divulgar o projeto de instalação com medidas sanitárias que serão adotadas para minimizar os dados ambientais além do estudo EIA RIMA deste projeto.

Por: Lis Fonseca