Patrulha rural em Ilhéus.

         Ilhéus possui um extenso território rural, com mais de uma dezena de distritos e povoados, com milhares de propriedades de produção de agricultura familiar e com centenas de km de estradas vicinais, por onde é escoada toda produção agrícola de Ilhéus. São mais de 30 mil moradores nessas extensas e importantes regiões rurais, segundo o último senso do IBGE (instituto Brasileiro de geografia e estatística). Por isso, entendo ser necessário e de fundamental importância uma maior atenção e preocupação com a segurança pública por parte de nossos gestores, como acontece em outros municípios baianos que tem uma companhia rural de patrulhamento independente, já é hora de Ilhéus possuir também seu efetivo ostensivo, com estrutura e logística adequada. Segundo informações as 69ª e 70ª CIPM (companhia independente da polícia militar), fazem o policiamento na zona rural de Ilhéus.  
          Porém, é insuficiente em minha opinião, pois essa companhia também faz o patrulhamento e cobertura policial das zonas norte e sul urbana da cidade, o que deixa em algum momento a região rural em descoberto ou possibilita uma demorada maior a uma possível resposta em algum chamado. Vale lembrar que por parte da honrosa corporação, um serviço valioso e importante é feito, mas devido à limitação de efetivos, (o que não é culpa dos policiais), existe uma carência nas respostas.
          Vale ressaltar que as responsabilidades institucionais sobre a segurança pública é do “ESTADO”, no entanto, cabe também ao poder público municipal, ao menos um gestor comprometido com sua sociedade em especial a rural, não optando por se esquivar das necessidades dessas sofridas comunidades, isso também vale no meu ponto de vista, para o nosso legislativo, que é a caixa de “ressonância” das necessidades, vontades e intentos do povo. Com isso, nossa câmara de vereadores também pode ombrear e irmanar com o poder executivo, lutando também por uma segurança pública justa, digna, ampla e que atenda também aos povos das comunidades rurais. As CIPM 69ª e 70ª, que já dividem suas atenções entre as zonas rurais, norte e sul, teriam condições de melhorar o apoio na zona urbana da cidade, a partir da criação de uma CIPM de “PATRULHAMENTO RURAL”, desafogaria as companhias já existentes.
          A descentralização via companhias independentes da polícia militar, foi em minha opinião uma importante mudança positiva para a sociedade como um todo, e possuir uma companhia independente para patrulhamento rural em Ilhéus, deve ser visto como prioridade, não apenas em períodos políticos em que candidatos visitam as comunidades pedindo votos e fazendo uma série de promessas, que posteriormente dificilmente são cumpridas, já aproveito o espaço aqui, para comentar um pouco sobre a situação precária de alguns desses distritos, onde muitas vezes falta o básico, como: água tratada, acompanhamento médico, espaços culturais, escolas que deem o mínimo de conforto e segurança aos alunos, sem contar nas estradas rurais que em períodos chuvosos ficam intransitáveis, falta também, educação sexual como métodos de prevenção a gravidez e a doenças sexualmente transmissíveis, principalmente pelo tamanho territorial e populacional de nossa zona rural de Ilhéus. No gráfico abaixo, o qual foi enviado gentilmente pelo vice-prefeito de Ilhéus o senhor José Nazal, temos o quadro e abrangência da cobertura policial de nossa cidade, feita pelas companhias 68ª, 69ª e 70ª CIPM.
          Eu também, deixo ao crivo da análise de nossos leitores a darem suas opiniões (que leio com prazer). Em uma democracia a participação popular nas tomadas de decisões e discussões é de grande relevância e importância para o crescimento de nossa sociedade, a crítica construtiva é o melhor caminho para se produzir uma comunidade progressista e participativa.




Eu sou Jerberson Josué, um estudante na escola da vida.