fghfghfgh

Com o objetivo de levar atendimento médico itinerante e preventivo a pessoas com mais de 65 anos, o Vereador Cosme Araújo (PDT) protocolou a Prefeitura de Ilhéus, por meio de Projeto Indicativo-PI, manutenção, reparo e/ou aquisição de Unidades Móveis de Saúde, para atendimento itinerante aos idosos acima de 65 anos de idade.
De acordo com a proposta, as unidades devem conter equipes de profissionais formadas por médicos, enfermeiros e apoio de agentes comunitários de saúde. Entre os principais procedimentos previstos nesse novo tipo de serviço estariam à aferição de pressão arterial e glicemia, pesagem e orientações sobre educação em saúde.
“Nossa indicação tem um grande e importante alcance social, uma vez que números oficiais mostram que nos últimos 30 anos a população de Ilhéus com idade acima de 60 anos cresceu intensamente. O nosso projeto vem ao anseio de uma grande demanda reprimida de idosos que precisa desse atendimento mais personalizado”, pontuou o parlamentar.
Uma série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou uma evolução crescente do número de idosos. Nas três décadas, o quantitativo de habitantes acima de 60 anos aumentou 928,9%. O percentual de idosos na população geral quase que duplicou no período de 1970 a 2010. O índice que era de 3,40% evoluiu para 6,04%.
Nesse período, parte da população rural do município migrou para a sede. O grupo de novos moradores trouxe na bagagem muitos conhecimentos de quem viveu no campo e tem se preocupado mais com a saúde.
A indicação do programa “Saúde Itinerante” levará mais qualidade de vida a essa parcela da população que representa parte significativa dos cidadãos ilheenses. “Oferecer mais acesso à saúde significa oferecer melhor qualidade de vida e essa é a nossa finalidade por meio dessa indicação”, afirma Araújo.