Articulação da Oposição derruba Projeto Zona Azul de pauta e votação somente depois do recesso

Na sessão ordinária desta 3ª feira, 07, mais uma vez o Vereador Cosme Araújo (PDT), usou da sua habilidade e sapiência, e conseguiu juntamente com Dero evitar a votação do Projeto 047/2015, que cria de forma ditatorial o sistema de estacionamento rotativo – pago, intitulado ZONA AZUL, imposto pelo prefeito Jabes Ribeiro.

No uso da tribuna em apresentação das suas justificativas quanto às irregularidades do projeto, material e formal, o vereador foi contundente na sua explanação: “Projeto que, apesar de constitucional (CTB, art. 24, inciso X), não cumpre as exigências legais no tocante à realização de audiências públicas prévias, de interesse da sociedade organizada; Projeto oneroso e vicioso; Projeto inconsistente ao aspecto de custo para o usuário, e geração de emprego e renda e, aproveitamento dos guardadores de carros e flanelinhas. Portanto, Senhor Presidente, este projeto não tem a mínima condição legal de ser votado antes do recesso”, advertiu Cosme Araújo.

Ainda nas suas explicações, o vereador Cosme Araújo afirmou que o projeto Zona Azul só interessa ao prefeito e ao seu grupo político “O PL não cumpre o seu papel social, como contrapartida do município relativo à garantia de responsabilidade por prejuízos que os usuários de estacionamentos ou seus veículos venham a sofrer quando estacionados em Zona Azul, principalmente pela culpa” – “in vigilando”. 

Acrescente-se  que, o dos motivos que fez o Vereador brigar para não haver a votação, é o fado de que a pressa do executivo que criar condições para passar 90% do que arrecadar para “empresa privada”, enquanto que, apenas apenas 10% ficará para os cofres público. Existem notícias que a empresa é carta marcada para dividir os 90% com os sabidinhos.

Outro agravante na tentativa de votação do projeto Zona Azul foi à falta de assinaturas no parecer da Comissão de Finanças, já que os membros simplesmente faltaram à sessão desta 3ª feira. Aproveitando a oportunidade, o vereador Dero chamou à atenção da complexidade do projeto e a falta de responsabilidade do executivo em não enviar um preposto para tentar explicar as dúvidas do projeto.

Como a Câmara de vereadores entra em recesso nesta 5ª feira, 09, o Projeto Zona Azul só entrará em pauta em agosto próximo, depois de audiências públicas como determina a legislação pertinente. Do site O Defensor.