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Um
relatório inédito mostra que o Google manipulou os seus resultados de
buscas para promover seus prórios serviços sobre os rivais, de modo a
ocasionar um "real prejuízo para os consumidores". De acordo com O
Globo, a conclusão é de um grupo que desafia o monopólio das pesquisas
do Google na Europa e que alegam que a empresa possui poder até na
esfera política. O Google é apontado por ser financiador da campanha de
reeleição de Barack Obama e virou alvo de investigação de agências
reguladoras. Recentemente, a Comissão de Comércio Federal dos Estados
Unidos (FTC) votou por unanimidade para encerrar sua investigação sobre a
companhia depois de extrair concessões da empresa Vale do Silício. No
entanto, o relatório produzido pela comissão vazou para a imprensa
americana. Em trechos, é apontado que as mudanças promovidas pelo Google
resultaram em "danos a muitos concorrentes verticais". Entre a lista
dos prejudicados estaria a Yelp, Microsoft com o Bing, TripAdvisor e
Expedia. O conteúdos destes sites foram adquiridos ilegalmente pelo
Google para melhorar seu serviço. Exemplo disso foi o uso do ranking de
produtos mais vendidos na Amazon, que foi usado pelo site de busca para
classificar seus próprios resultlados. A comissão responsável pelo
relatório afirmou que uma cópia não editada foi liberada acidentalmente e
que estava tomando as medidas necessárias para que o episódio não
aconteça novamente.