VOTO ÚTIL DO PSDB EM MARINA SE TORNOU INÚTIL



Candidata do PSB segue em queda, mas recuperação de Aécio Neves, do PSDB, ainda é lenta; dado do momento é a volta da possibilidade de eleição ser decidida em 1º turno, a favor da presidente Dilma Rousseff; ela teria, segundo apuração da revista Fórum 
com um dos partidos em disputa, 40% contra 22% de Marina Silva e 17% para Aécio; tucanos graduados como ex-presidente Fernando Henrique e ex-presidente do BC Armínio Fraga, que aventaram hipótese de fortalecer Marina Silva para derrotar o PT, recolhem tese de circulação; "Não sei o que Aécio e seus marqueteiros acham, mas tudo o que precisamos agora é ter garra para chegarmos ao segundo turno", conclamou FHC; "Parem de investigar", retrucou Fraga a jornalistas, em São Paulo, que o questionaram sobre suas declarações simpáticas a Marina feitas ao jornal O Globo; a 13 dias das urnas, eles descobriram que "não melindrar" a postulante do PSB, como queria FHC, não ajudou nem a ela nem a Aécio; há tempo de empolgar a militância tucana outra vez?

Foi recolhida de circulação na tarde desta segunda-feira 22, em entrevista coletiva do ex-presidente Fernando Henrique e do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, a tese que ambos haviam ensaiado, duas semanas atrás, em benefício da adversária Marina Silva, do PSB. Enquanto FHC chegou a declarar, ao lado do candidato do partido, Aécio Neves, que não queria "melindrar" Marina, Fraga chegou a dizer depois, ao jornal O Globo, que "claramente não é fácil" para Aécio chegar ao segundo turno. Num impulso a Marina, também disse, ao mesmo veículo, que "genericamente" a candidata do PSB tem o mesmo programa econômico do postulante tucano. Vindas de quem vieram, uma vez que FHC foi quem lançou Aécio, e Fraga ganhou do candidato a nomeação antecipada como ministro da Fazenda, em caso de vitória tucana, as declarações soaram como um senha ao voto útil em Marina.

Agora, porém, já se sabe que estes movimentos foram inúteis para a campanha do próprio PSDB. Segundo o portal Fórum, editada pelo jornalista Renato Rovai, uma das campanhas presidenciais trabalhou nesta segunda-feira com números que mostram Dilma com 40% de intenções de voto, contra 22% para Marina e 17% para Aécio. No segundo turno, a presidente já estaria com seis pontos percentuais adiante da adversária do PSB. A estarem certos, esses percentuais indicam que, ainda numa situação de empate técnico, a candidata do PT teria apenas 1% a menos do que a soma de seus adversários. Estaria, assim, a apenas um ponto de vencer em primeiro turno.

Para que exista o chamado voto útil, o partido que abre mão de pedir o sufrágio para seu próprio candidato tem de enxergar num postulante de outra legenda chances de reais de bater o que esse mesmo partido considera como o mal maior. Na prática, os tucanos deixariam de votar em peso em Aécio para que Marina tivesse mais chances de superar Dilma. No entanto, os números estão mostrando que a candidata do PSB vai, dia a dia, perdendo intenções de votos. Aécio, na mão contrária, parece ter estancado sua própria sangria. Ele fez bem o movimento de voltar a concentrar-se em Minas Gerais, seu berço político. Dessa forma, desde a semana passada passou a reduzir perdas e, até mesmo, a recuperar pontos importantes. Combinado com o declínio de Marina, a estabilização com viés de alta de Aécio devolveu-o ao páreo.

Fernando Henrique, que havia, sem meias palavras, determinado que o alvo preferencial do PSDB deveria continuar a ser Dilma e o PT, nesta segunda 22 voltou atrás.

Eu não sou marqueteiro. Quem tem de avaliar o caminho a seguir neste momento é o Aécio e os marqueteiros dele. Da minha parte, o que eu acho é que temos de ter garra para chegarmos ao segundo turno com o nosso candidato. O que será do segundo turno, veremos depois. Por isso é que a eleição tem dois turnos.

Ok, os tucanos, finalmente, estão unidos, desde a cúpula, em injetar garra na sua própria militância. A nova pergunta que não quer calar, porém, é: a 13 dias das urnas de 5 de outubro, a estratégia de fortalecer Aécio e deixar Marina com seus próprios problemas, vai empolgar? Do 247.