Cosme Araújo presta homenagem pelos 40 anos de fundação da CDL de Ilhéus


O vereador Cosme Araújo (PDT), apresenta nesta 3ª feira, 23, Moção de Congratulação e Louvor pelos 40 de fundação da Câmara de Diretores Lojistas de Ilhéus. A CDL foi fundada em Ilhéus no dia 20 de setembro de 1974 e no início de sua história a CDL era intitulada de Clube.
A Câmara de Dirigentes Lojistas ou CDL é uma associação de lojistas, criada para defender e prover serviços aos seus representantes de classe. Um dos principais serviços oferecidos aos lojistas é o Serviço de Proteção ao Crédito.  A CDL em Ilhéus é reconhecida como utilidade pública através de lei municipal. “A CDL tem um papel importante para o desenvolvimento de Ilhéus e compreende homens e mulheres que ao longo da história, especialmente empresários e comerciantes, se dedicaram e se dedicam ao progresso e fortalecimento da economia local. Precisamos reconhecer”, pontua o propositor, Cosme Araújo.
A primeira CDL do país foi criada em 1955. Já em 21 de outubro de 1960 é fundada a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas como objetivo básico representar o segmento nacionalmente, em todas as áreas que estejam ao seu alcance.
O 1º Presidente e Fundador da CDL em Ilhéus foi Moisés Bohana; o 2º Presidente foi Antônio Lino Campos; o 3º Presidente foi o abnegado e incansável José Leite de Souza; o 4º Presidente foi Uelington Martins; o 5º Presidente foi Getulio Carvalho; o 6º Presidente foi Jamil Ocké; o 7º Presidente foi Paulo Ganen, outro exemplo de dedicação e iniciativas; o 8º Presidente foi Clóvis Junior; o 9º Presidente foi a comerciante Nadja Argôlo. O atual presidente é Paulo Ganen, merecidamente.