|
A candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT), visitou a reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), onde apresentou seu plano de governo e defendeu a realização de mais convênios e parcerias da Prefeitura com a Uesc, como forma de ajudar na gestão e fortalecer cada vez mais o município. Durante a conversa com a reitora Adélia Pinheiro, Professora Carmelita destacou a importância da Uesc no desenvolvimento regional, contribuindo com a pesquisa, com a gestão e com uma gama de serviços. “Uma cidade como Ilhéus não pode continuar com índices econômicos e sociais tão críticos tendo uma universidade tão próxima. E nós estamos abertos para buscar a Uesc para firmamos novas parcerias. A gente vai bater na porta da Uesc para ampliarmos cada vez mais a união e os convênios entre a universidade e a Prefeitura”, destacou Professora Carmelita.
A reitora da Uesc, Adélia Pinheiro, considerou extremamente importante esta iniciativa da candidata a prefeita de Ilhéus de reconhecer o papel da universidade no desenvolvimento regional e desde já buscar as parcerias. Adélia Pinheiro informou que ainda há uma resistência da gestão municipal em ter a Uesc como parceira nas mais diversas ações. Segundo ela, os municípios não têm buscado essa gama de conhecimentos, serviços e pesquisas que a universidade pode oferecer. “E Professora Carmelita vem justamente procurar a Uesc para solidificar essa parceria. Vejo como muito pertinente esse momento e a Uesc tem sinalizado que está para atender aos municípios regionais”, adiantou Adélia Pinheiro.
A professora, presidente do Conselho Municipal de Educação e coordenadora da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação na Bahia, Gilvânia Nascimento, avaliou que a Uesc tem muito a oferecer para os municípios terem uma gestão melhor. Ela citou como exemplo as questões dos índices educacionais sociais e nas áreas de saúde, onde a universidade pode oferecer um suporte para a administração municipal, transformando as realidades. A professora universitária Zoemia Sampaio também considerou positiva essa iniciativa de Professora Carmelita de reconhecer o importante papel da universidade e de buscar, ainda como candidata, firmar parcerias da Uesc com o município para fortalecer cada vez mais Ilhéus.
Professora Carmelita fez questão de colocar que a Uesc é hoje um importante instrumento para ajudar a gestão pública municipal, mas é preciso que os gestores busquem essa parceria, esses conhecimentos, os serviços e as pesquisas que a universidade pode oferecer. “E é isso que estamos fazendo, buscando parcerias com órgãos e entidades que possam ajudar, contribuir com a gestão. Não vamos governar sozinhos, mas firmando parcerias com quem pode contribuir com a gestão”. A candidata a prefeita de Ilhéus vez questão de colocar que tem participado de constantes reuniões sobre os diagnósticos que vem sendo realizados no município. “E os índices apresentados são preocupantes. Por isso é que não nos cansaremos de buscar apoio, convênios, parcerias para transformamos essa realidade e recolocarmos novamente Ilhéus nos trilhos do desenvolvimento”, concluiu Professora Carmelita. Postagem do http://www.jornalbahiaonline.com.br